Estatísticas de mercado

Pesquisa mostra comportamento dos usuários de smartphones e tablets na América Latina

15 / 04 / 2015

coffee-hands-mobile-phone-4831

Uma pesquisa realizada com usuários de dispositivos móveis revelou que os brasileiros utilizam, em média, 16 aplicativos em seus smartphones e tablets.

Para chegarem a este resultado, a IMS Internet Media Service entrevistou 1.609 brasileiros de um total de 4.044 usuários de dispositivos móveis. O estudo detalha as diferenças comportamentais dos usuários de diversos tipos de dispositivos dentre as diferentes culturas.

O Brasil chama a atenção em alguns números dessa pesquisa:

• 82% dos brasileiros usam o sistema operacional Android em seus smarphones, e 71% em tablets. Diferente dos respectivos 78% e 68% do resto da América Latina.

• O percentual de brasileiros que possuem um laptop ou desktop mais um dispositivo móvel, seja smartphone ou tablet é de 56%, pouco acima da média latino-americana, que é de 54%. Só é superado pelo México, que possui uma partilha de 64%.

• Em relação à Internet, conseguimos encontrar alguns números interessantes:

81% dos usuários de smartphones utilizam WiFi para se conectar a internet. 19% acessam com o 4G, um tanto abaixo da média latino-americana, que é de 23%. O país com maior acesso 4G em smartphones é a Colômbia, 41%, e a menor é a Argentina, com 9%.

Nos tablets, 36% dos brasileiros usam 3G, ficando acima da média latino-americana (29%). A porcentagem do uso de conexão 4G continua baixa, com apenas 12%, sendo igual no México, mas ainda perdendo para a Colômbia e Peru, com 18%.

• 9 entre 10 brasileiros online possuem um dispositivo móvel. E o hábito de consumo online na América Latina mudou de um ano para cá. Hoje compra-se mais através de smartphones (50%) do que em tablets (41%).

“Analisar o Brasil no contexto da América Latina, respeitando sempre as diferenças culturais e de comportamento, nos é muito útil para compreender o seu engajamento e torná-lo mais eficaz para as marcas que podem se beneficiar dos novos espaços oferecidos pelos aplicativos mais populares do mundo e, que representamos comercialmente no país e na região com exclusividade”, observa Alexandre de Freitas, diretor geral da IMS no Brasil. iAd – de Apple-, Twitter, Waze, LinkedIn, Foursquare, Crackle e Spotify, entre outros, são parceiros exclusivos da IMS na América Latina.

 Fonte: Pesquisa mostra comportamento dos usuários de dispositivos móveis na América Latina